eMEQ

Qualidade em Análises e Exames em Químicos…

Veja como foi o 2º eMEQ em 2022…



Mas antes, veja o que aconteceu na primeira edição do evento e aproveite para deixar seus comentários e sugestões:


O eMEQ tem como objetivo servir de veículo de apresentação e discussão intercontinental de boas práticas em química analítica, em língua portuguesa. Neste evento serão abordadas ferramentas capazes de assegurar que os resultados de análises químicas quantitativas (medições) e qualitativas (exames) são adequadas ao seu objetivo.

Para além de exposições e discussões nas áreas da metrologia e examinologia em química (ciências das medições e exames em química e suas aplicações) serão discutidos desafios da gestão da qualidade destes ensaios. Este encontro contará com contribuições da área dos serviços analíticos, indústria, academia e instituições de investigação/pesquisa públicas e privadas, que têm experiência e perspectivas diversas sobre o sector analítico.

Este evento será uma oportunidade de interagir com outros colegas e tentar novas colaborações profissionais.



O 2º eMEQ acontecerá 100 % SÍNCRONO e ONLINE e será 100 % GRATUITO. Contará com palestrantes de diversas nacionalidades lusófonas como Brasil, Portugal, Moçambique, Angola e Guiné-Bissau visando fortalecer as interações e promover a metrologia e examinologia em química.

Photo by Ekrulila on Pexels.com

Haverá emissão de certificados para os participantes que registrarem mais de
70 % de presença no evento.

Conheça abaixo os profissionais que participarão do 2º eMEQ:


Alice Mosca

Engenheira Agrícola (UE) e mestre em Química Aplicada ao Património Cultural (FCUL). Foi Directora Analítica de um laboratório privado de análises físicas, químicas e biológicas de 1994 a 2004. Docente em diversas entidades do ensino superior e profissional na área da Qualidade e técnica. Foi investigadora da Unidade de Biotecnologia Ambiental da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa (UBiA). Formadora, consultora e auditora de várias entidades, públicas e privadas, contando com mais de 2500 horas de experiência prática na área. Fez parte da bolsa de auditores e peritos técnicos do Organismo Nacional de Acreditação – IPAC. Formadora com competências pedagógicas certificadas pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional. Co-representante em Portugal do programa TrainMic, formação em Metrologia Química, promovido pelo Institute for Reference Materials and Measurements (IRMM) da Comissão Europeia. Membro do ForMEQ. Fundadora e sócia gerente da A.I.M. Saiba mais sobre ela.

Elcio Cruz de Oliveira

Possui graduação em Licenciatura em Química pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1990), mestrado em Metrologia para Qualidade Industrial pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2001) e doutorado em Química Analítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). Atualmente, é Consultor Técnico do Petróleo Brasileiro S.A., atuando nas áreas de Desenvolvimento Tecnológico e Metrologia aplicada à gestão da cadeia logística de transporte de medição de qualidade e quantidade de produtos, Professor do Programa de Pós-Graduação em Metrologia (PósMQI) da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, instrutor da Rede de Metrologia de São Paulo – REMESP, IBP e professor de ensino médio da Fundação de Apoio à Escola Técnica – FAETEC. Tem experiência na área de petróleo e derivados, gás natural, biocombustíveis, Quimiometria e Metrologia Química, com ênfase em Incerteza de medição. Saiba mais sobre ele.

Felipe Rebello Lourenço

Possui graduação (2004) em Farmácia-Bioquímica pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo, mestrado (2006) e doutorado (2009) em Fármacos e Medicamentos pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo. Realizou estágios de pós-doutoramento na United States Pharmacopeia, Rockville, USA (2010) e na Universidade de Lisboa, Portugal (2018). Atualmente, é professor associado do Departamento de Farmácia da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo. Também é membro do ForMEQ – Forum Internacional para Metrologia e Examinologia em Química, da CITAC – Cooperation on International Traceability in Analytical Chemistry, e participa de grupos de trabalho da Eurachem/CITAC. Desenvolve trabalhos de pesquisa, ensino e extensão nas áreas de metrologia e examinologia aplicada às análises farmacêuticas, abrangendo a avaliação da incerteza de medição em análises de medicamentos, a estimativa dos riscos de decisões falsas quanto à avaliação de conformidade, e o desenvolvimento de procedimentos analíticos empregando os conceitos de qualidade por design analítico (AQbD) Saiba mais sobre ele

Florbela Dias

Florbela Aura do Sacramento Dias concluiu o Doutoramento (Ph.D.) em Química, Especialidade de Química-Física, na Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universisade Nova de Lisboa em 1998. O pós-doutoramento na área da Química-Termodinâmica, foi realizado na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa de 1999 a 2001. Atualmente ela é Técnica Superior no Instituto Português da Qualidade (Lisboa/Caparica). Está no Laboratório de Gases de Referência (área de Metrologia Química) do IPQ há 20 anos. Representa o IPQ no comité técnico da Metrologia Química da EURAMET/METCHEM e no Comité Consultivo de Quantidade de Matéria (CCQM), no BIPM desde 2003. É avaliadora da Bolsa de avaliadores do IPAC desde 2005. É inspetora no âmbito dos Principios das Boas Práticas de Laboratório da OCDE desde 2012. É Coordenadora do grupo GT05 – Química, da comissão setorial da Relacre CSR04 – Metrologia. Participou no European Metrology Research Programme – EMRP. A área de atuação/investigação é metrologia química – metrologia de gases de referência: Produção, manutenção e desenvolvimento dos Padrões Primários Nacionais de misturas gasosas ambientais, poluentes e combustíveis (PSM) segundo a normas internacionais ISO 6142-1 e ISO 6143 e Produção dos Materiais de Referência Certificados (CRM) de acordo com a norma internacional ISO 17034. Saiba mais sobre ela.

Gisele Letícia Alves

Gisele Letícia Alves Possui graduação em: Engenharia de Alimento pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho- Unesp (1995/ São José do Rio Preto). Mestrado em Alimentos e Nutrição pela   Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho- Unesp (1999/ Araraquara) e doutorado em Ciências de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (Campinas / 2004). Tem experiência nas áreas de em experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Química e análise de alimentos, atuando principalmente nos seguintes temas: análise de alimentos utilizando cromatografia gasosa e espectrometria de massas; caractereização de pequenas frutas; análise sensorial; análise físico-quimica de água. Atua nas áreas de:   Análise físico-quimica de água. Atualmente, é Pesquisador Cientifico III- IAL- São Paulo. Saiba mais sobre ela.

Hermenegildo Robalo

Hermenegildo D’Oliveira Robalo Júnior, concluiu a Licenciatura em Química Industrial na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra em 2004 e o Curso Especialização online em Controlo de Qualidade de Laboratórios Químicos oferecido pela AIM Consultoria em 2021. Estimation of Measurement Uncertainty in Chemical foi realizado online pela University of Tartu em 2022. Atualmente ele é Professor de Ecotoxicologia Marinha da Universidade Lusófona da Guiné-Bissau. Ele também é Especialista em Avaliação da Conformidade, área de Laboratórios da ONUDI no quadro do Programa WACOMP/WACQIP. E membro fundador do Comité Comunitário de Avaliação de Conformidade da CEDEAO (ECOCONF). Atua na formação de técnicos do Laboratório Nacional das Pescas envolvidos no Programa WACOMP/WACQIP com vista a sua Acreditação na norma ISO/IEC 17025:2017. Saiba mais sobre ele.

Igor Renato Bertoni Olivares

Prof. Dr. Igor Renato Bertoni Olivares apresenta ampla formação na área da química (Técnico, Graduação e Doutorado), além de Mestrado em Meio Ambiente. Atua na área de Gestão de Qualidade como professor no Instituto de Química da Universidade de São Paulo, avaliador líder da Cgcre/Inmetro, consultor de laboratório (públicos e privados), cofundador do software de estatística para laboratórios ConfLab (www.conflab.com.br) e autor do livro “Gestão de Qualidade em laboratórios” (www.qualilab.net) já em sua 4ª edição. Saiba mais sobre ele.

Janaína Rodrigues

Janaína Rodrigues possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1997), mestrado e doutorado em Ciências (Síntese Orgânica), pela mesma universidade, nos anos 2000 e 2007. Tem experiência nas áreas de síntese orgânica e metrologia química, especialmente na produção e certificação de materiais de referência e no provimento de ensaios de proficiência, área que atua no Inmetro, sendo também avaliadora da Cgcre/Inmetro na norma ISO 17034 (acreditação de produtores de materiais de referência). Atualmente é chefe da Divisão de Metrologia Química e Térmica do Inmetro. Saiba mais sobre ela.

João Ulrich

Possui graduação em Química Industrial, pelas Faculdades Oswaldo Cruz,  São Paulo, 1989, mestrado em Ciências, Tecnologia Nuclear – Materiais, pela Universidade de São Paulo – USP/Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares – Ipen, 2001 – São Paulo e doutorado em Ciências, Tecnologia Nuclear – Materiais, pela Universidade de São Paulo – USP/Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares – Ipen, 2011 – Sã Paulo.Tem experiência nas áreas de materiais de referência, química analítica, sistema de gestão da qualidade e técnica de espectrometria de emissão óptica com fonte de plasma (ICP OES).Atua nas áreas de Análise de alimentos, gestão de laboratórios analíticos, norma ABNT NBR ISO/IEC 17025. Atualmente, é Responsável do Laboratório de Análises Química e Ambiental (LAQA) no Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares – Ipen, São Paulo. Saiba mais sobre ele.

Luciana Separovic

Possui graduação em Farmácia e Bioquímica pelas Faculdades Oswaldo Cruz (2012). Tem experiência nas áreas de bioquímica, biologia molecular e química analítica, com ênfase em análise instrumental. Concluiu um aprimoramento profissional como bolsista PAP/SES/FUNDAP no Núcleo de Análises Químicas, Físicas e Sensoriais de Alimentos e Bebidas do Instituto Adolfo Lutz em 2015. Possui experiência em Indústrias Farmacêuticas como analista físico-química de medicamentos (estabilidade e controle de qualidade) e matérias-primas. Recentemente doutora pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo na área de Produção e Controle Farmacêuticos do Programa de Fármacos e Medicamentos. Saiba mais sobre ela.

Olivier Pellegrino

Olivier Pellegrino Possui graduação em Engenharia Química pela École Nationale Supérieure de Chimie de Paris (1990). Doutorado em Física pela Université de Pierre et Marie CurieParis 6 (1995). Responsável pelos Domínios Metrológicos de Fotometria, Radiometria e Radiofrequência no Departamento de Metrologia, no Instituto Português da Qualidade (IPQ), desde 2002. Secretários em Comissões Técnicas de Normalização CTE 01 – Terminologia, CTE 025 – Grandezas e Unidades, e membro de Grupos de trabalho (WG) da Eurachem Measurement Uncertainties e Qualitative analysis and testing. Saiba mais sobre ele.

Ricardo Aucélio

Ricardo Queiroz Aucelio concluiu o Mestrado na Universidade de Brasília em 1995 e o doutorado (Ph.D.) na University of Florida em 1999. O pós-doutoramento foi realizado na Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente ele é Professor Associado 3 da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Ele também faz parte da Pós-graduação em Metrologia Qualidade e Inovação da PUC-Rio. Orientou 20 Teses e 22 Dissertações na área de Química Analítica e participou de vários projetos de pesquisa financiados agências de fomento e empresas. Produziu mais de uma centena de artigos em periódicos científicos. As ênfases da pesquisa são: espectro analítica atômica e molecular (em especial as técnicas baseadas na luminescência), eletro analítica (em especial métodos de potencial controlado), metrologia química e inovações na química analítica com o uso de nanomateriais, materiais especiais e novas moléculas ou compostos de coordenação luminescentes. As aplicações dos métodos que desenvolve estão relacionadas com petróleo e derivados, fármacos e substâncias de interesse clínico-biológico, agrotóxicos em amostras ambientais. Atua na formação e especialização de técnicos envolvidos em projetos com empresas. Saiba mais sobre ele.

Ricardo Bettencourt da Silva

Ricardo Bettencourt da Silva Possui Graduação em Química pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (1993). Mestrado sobre Controlo da Qualidade de Toxicologia dos Alimentos pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (1998). Doutorado em Química Analítica (Metrologia em Química) pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (2004). Saiba mais sobre ele. Link para ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1990-3472

Ricardo Kalid

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) / 1988 / Salvador, BA, Brasil. Mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) / 1990 / Salvador, BA, Brasil e doutorado em Engenharia Química pela Universidade de São Paulo (USP) / 1999 / São Paulo, SP, Brasil. Tem experiência nas áreas de modelagem, simulação, controle, otimização de processos, avaliação da incerteza de informações. Atua nas áreas de P+L, tomada de decisões na presença de incertezas. Atualmente é professor da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Bahia, Brasil. Saiba mais sobre ele.

Tony Dadamos

Pós-doutorado pelo IQSC- USP e doutorado em Química com ênfase em desenvolvimento e aplicação de métodos analíticos pela UNESP -IBILCE. Mestrado em Química Analítica e Inorgânica pela USP -IQSC. Graduação em Química pela UNESP- FCT.  Tem experiência na área de Química, com ênfase em eletroanalítica e metrologia, atuando principalmente com eletrodos modificados, eletropolimerização, biossensores, cálculo de incertezas em sistemas analíticos e determinações analíticas. Na área de metrologia em química possui diversos cursos em nível nacional e internacional como o “10th International Summer School, Analytical Science, Metrology and Acreditation”, organizado pelo consórcio Europeu Measurement Science in Chemistry-MSC e “European Commission Joint Research Centre, em Druskininkai, na Lituânia e Produção e certificação de material de referência segundo a ABNT NBR ISO 17034 e guias ISO promovido pelo INMETRO, Brasil. Desde 2018 é membro associado do Cooperation International on Traceability in Analytical Chemistry – CITAC. Atualmente é diretor técnico (CTO) e consultor na empresa SPR Soluções Metrológicas Ltda, a qual é cofundador, tem atuado em pesquisa, desenvolvimento e inovação em metrologia química. Saiba mais sobre ele.

Vanessa Morgado

Vanessa Morgado Possui graduação em Química pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (2015/Lisboa, Portugal), mestrado em Química Analítica pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (2017, Lisboa, Portugal). Tem experiência nas áreas de Química Analítica e Metrologia em Química. Atua nas áreas de Química do Ambiente, Química Analítica e Metrologia em Química. Atualmente, é estudante de Doutoramento em Química Analítica pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e Bolseira de Investigação no Instituto Hidrográfico. Saiba mais sobre ela.

Welington F. Magalhães

Prof. Dr. Welington Ferreira de MAGALHÃES. Possui graduação Bacharelado em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG  (mar 1976 – dez 1999 / Belo Horizonte – BH), mestrado em Físico-Química pela UFMG  (mar 1980 – ago 1983/ BH) e doutorado em Química Nuclear (Chimie Nucléaire) pela  Université Louis Pasteur, Strasbourg I e pelo Centre de Recherches Nucléaires de Strasbourg – CRNS do Centre Nationale de la Recherche Scientifique – CNRS (out. 1983 – nov. 1987 – França). Tem experiência nas áreas de Espectroscopia de aniquilação de pósitrons, termodinâmica e cinética química. Atua nas áreas de   Metrologia Química. Atualmente, é Aposentado da UFMG e assessor autônomo em Metrologia Química. Publicou 51 artigos em periódicos especializados e 60 trabalhos em anais de eventos. Possui 4 capítulos de livros e 7 livros publicados. Ministrou 33 Cursos de curta duração em Metrologia Química. Orientou 1 dissertação de mestrado, orientou 3 teses de doutorado e co-orientou 2 teses de doutorado nas áreas de Química e Engenharia Química.  Atua na área de Química, sub-área Físico-Química com ênfase em: (1) Química Nuclear e Radioquímica: espectroscopias de aniquilação de pósitrons (EAP), desenvolvimento de modelo para a formação de positrônio e caracterização nanoestrutural de materiais poliméricos e vitrocerâmicos.  Também atua na sub-área Química analítica: (2) Metrologia Química: Cálculo de incerteza de medições químicas (incerteza analítica) e validação de procedimentos analíticos. Em suas atividades profissionais interagiu com 65 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Colaborou com assessoria em Metrologia Química para o Serviço Geológico do Brasil – CPRM 2011-2016, LANAGRO-MG MAPA 2006 – 2015, visando a validação de procedimentos analíticos e cálculo de incerteza de medições analíticas.  Co-autor, revisor técnico-científico do “Manual de garantia da Qualidade Analítica – Resíduos e Contaminantes em Alimentos” para o Plano Nacional de Controle de Resíduos e Contaminantes – PNCRC Animal” do MAPA. Saiba mais sobre ele. Link para ORCID http://orcid.org/0000-0002-1137-8477.


INSCRIÇÕES:

Preencha o formulário abaixo para se inscrever no 2º eMEQ.

Deixe um comentário